S+4ALLACTIVE AND INCLUDED
Contrato n°2014-3140/015 (557136-EPP1-2014-IT-SPO-SC)

Na sociedade moderna, o desporto e a atividade física são determinantes para o bem-estar e para a saúde, e desempenham um importante papel na prevenção de doenças e no desenvolvimento de doenças crónicas. A prática desportiva é fundamental para a redução dos custos sociais e económicos que resultam da inatividade física.

Na Europa, as pessoas com deficiências e incapacidades têm menos oportunidades para participar em programas desportivos ou de atividade física.

Para responder às necessidades das pessoas com deficiências e incapacidades, e para promover os seus direitos e participação no desporto e na atividade física, os centros de reabilitação devem criar serviços que permitam a longo prazo a prática desportiva por pessoas com deficiências e incapacidades. Por sua vez, os centros desportivos devem também tornar-se mais acessíveis às pessoas com deficiências e incapacidades, como resposta às suas necessidades, e serem mais ambiciosos no seu envolvimento no desporto, pois na Europa esta população representa um mercado de 50 milhões.

O principal objetivo do S+4ALL é a criação de instrumentos que, a nível europeu, reforcem a diversidade e a qualidade da oferta de desportos para as pessoas com deficiências e incapacidades. O projeto envolverá Centros de Reabilitação e Centros e outros Equipamentos Desportivos.

Nesta parceria, estão envolvidas, a nível europeu, 7 organizações. Todas dispõem de uma vasta experiência na prestação de serviços de reabilitação, desporto adaptado e serviços sociais. O seu conhecimento especializado no processo social - saúde – desporto constitui um contributo inestimável para que o projeto atinja os seus objetivos.

As atividades desenvolver-se-ão em torno de três grandes áreas:
1. Atividades de benchmarking – mapeamento, desenho, teste, validação e implementação de práticas inovadoras na oferta de desporto às pessoas com deficiências e incapacidades
2. Atividades de benchlearning – realização de 6 workshops internacionais para formação e desenvolvimento de redes europeias na área do desporto
3. Atividades de I&D – produção de um Handbook / Guia de Boas Práticas “Recomendações para Desporto Inclusivo”; “Competências dos Instrutores de Desporto”; “Instrumentos de Avaliação”.

Adicionalmente, para reforçar a abordagem holística e sistémica ao desporto e às deficiências e incapacidades, um serviço de Medicina Desportiva irá realizar testes, comparar e analisar as práticas inovadoras propostas, como meio de prevenir doenças ou doenças crónicas na população com deficiências e incapacidades com idade superior a 50 anos.

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação [comunicação] reflete os pontos de vista apenas do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização da informação aqui contida.

Centro Polifunzionale Don Calabria Via San Marco, 121 - 37138 Verona (Verona) - P.IVA 00280090234 Work tel. (+39) 045.818.41.11 - info@centrodoncalabria.it